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DICAS PRÁTICAS PARA ENCANTAR E FIDELIZAR CLIENTES

 

Muita gente está tão preocupada em apenas vender, que acaba esquecendo algo muito mais importante do que isto, agradar aquele cliente que se mantém fiel por muitos anos e você nem percebe. Não adianta você investir tanto esforço para conquistar novos clientes, e esquecer os antigos. Ou está tão preocupado em bater as metas, e esquecer o principal ponto: encantar e fidelizar os clientes já existentes.

  Algumas dicas podem ser essenciais para você conquistar a confiança dos seus clientes, mas, antes de mais nada, é preciso gostar daquilo que você faz. Trabalhar com amor e motivação é a essência para todo sucesso. Uma pessoa satisfeita com o que faz, transpassa mais confiança na hora de fechar um negócio.

Algumas dicas são superimportantes para fidelizar aquele cliente que você tanto se esforçou para conseguir. Veja algumas dicas práticas para melhorar o seu relacionamento com seu cliente fidelizado e conquistar os novos.  

1-           Faça seu cliente se sentir especial: Nas datas comemorativas como aniversários, fim de ano, Natal, etc., envie mensagens lhe desejando o melhor, fazendo com que seu cliente saiba que você lembrou dele e que não está apenas interessado em oferecer algum serviço. Faça-o se sentir especial.

2-           Seja grato aos seus clientes: Quando você perceber que alcançou suas metas de venda, ou que vai ser promovido, lembre-se de agradecer a todos os seus clientes, pois sem eles, você jamais teria alcançado seus objetivos. Deixe-os saber que fizeram parte das suas conquistas e resultados na sua carreira profissional. Mande mensagens por e-mail e redes sociais, dizendo o quanto está grato pelo apoio e a confiança que sempre depositaram em você.

3-            Agrade seu cliente na hora da compra: Sempre que o seu cliente for fazer um negócio com você, procure sempre oferecer alguns agrados, como: descontos, promoções, brindes, lembrancinhas de aniversário, etc. Assim, sem dúvidas, este cliente pensará mil vezes antes de tentar trocar seu atendimento por outro. Estreite o quanto puder a relação com seus clientes.

4-           Personalize seu atendimento: Ter um diferencial ao atender seus clientes é o que vai fazer a grande diferença. Pode parecer algo simples, mas chamar o cliente pelo primeiro nome, procurar saber se ele gostou dos produtos etc., é uma forma de tratá-lo com mais atenção, fazendo com que ele se sinta mais próximo de você e dos serviços oferecidos.

5-           Utilize recursos e ferramentas para trazer confiança: Não deixe de utilizar algumas ferramentas que estreitam sua relação com o cliente. Fazer uso de redes sociais e e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas, pois através destes canais, você pode fazer com que seu cliente esteja sempre atualizado, tanto a respeito do seu negócio, quanto para fazê-lo se sentir fazendo parte do cotidiano da sua empresa.

6-           Foco no cliente certo: Não adianta sair por aí correndo atrás de todo e qualquer cliente, é preciso ter um público alvo. Esta estratégia evitará que você perca tempo, com pessoas que não se identificam com seu negócio e não tenham intenção de se fidelizar com sua empresa. Tendo um público alvo, você elaborará metas mais eficazes para convencer, encantar e fidelizar os clientes.