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A arte de vender

 

Dominar tantos aspectos quanto forem possíveis da arte de vender é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no mundo de hoje. Afinal, vender e negociar em um mercado tão acirrado em termos de concorrência, como os dias de hoje, é quase a mesma coisa que estar em uma guerra.

Obviamente que nenhum de nós nasce sabendo vender ou ainda se torna um expert na arte de vender da noite para o dia. Mas, se não é um dom é possível dominar essa técnica? A resposta é um sonoro sim! Pelo bem da verdade, qualquer pessoa pode se destacar nas vendas mesmo sem nunca ter vendido nada.

Claro que para isso ela precisará dar o primeiro passo. Aprender mais sobre o assunto e colocar tudo em prática. A seguir, veja algumas boas práticas relacionadas à arte de vender. Por meio delas você terá uma noção sobre quais caminhos deve trilhar. Confira!

Preparação

No esporte, na escola, na faculdade, na cozinha, em tudo, a preparação entra como um dos principais ingredientes. É impossível para alguém dominar um novo idioma se não estiver disposto a sacrificar alguns momentos de lazer, a se disciplinar e se dedicar mais. Por isso, prepare-se com tudo que envolve vendas. Conheça técnicas, práticas, faça cursos, assista vídeos, etc. É preciso que sua mente esteja focada nisso para poder absorver tudo.

Em palavras mais simples, se especialize. Para conseguir ser um bom vendedor é necessário que você compreenda profundamente como se dá todo o processo envolvendo vendas e interações com os clientes.

Conheças as diferentes formas de vendas

Não será possível dominar a arte de vender se você não conhecer as mais diversas formas de vendas. Aliás, isso é extremamente importante em qualquer lugar onde você for atuar. Por exemplo, temos vendas externas, vendas internas, inbound e outbound. Cada uma com suas características, mas todas com um fator em comum: desejam atingir o sucesso nas vendas.

Pratique

Lembra quando começou a andar de bicicleta? Se você não tivesse praticado é mais do que provável que não teria aprendido e muito menos evoluído na qualidade daquilo a que se propôs. Em vendas não é diferente. Sempre que tiver a oportunidade de atender algum cliente, faça isso. Mesmo se for o típico cliente difícil. Ao fazer isso, você estará aprendendo as várias maneiras de como lidar com as pessoas e como realizar determinado processo. Ao final de cada venda ou contato, você perceberá que aprendeu algo!

Rui Mesquita