All for Joomla All for Webmasters

Educação Empreendedora

 

A escola precisa preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho e para competir com os demais pelo sucesso. Para isso, é necessário dar ao aluno a possibilidade de desenvolver as competências múltiplas: trabalhar em equipe, inovar, ser criativa, enfrentar desafios e transformar o meio em que vive. E é isso tudo que o mercado procura. Por isso, ao trabalhar o empreendedorismo na escola a instituição estará cumprindo com o seu papel: preparar o estudante para o mundo. Por isso, a educação empreendedora hoje tem uma posição estratégica no campo social e econômico. Através dela, é possível estimular o desenvolvimento de competências duráveis e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho.

É assim que entra o empreendedorismo no ambiente escolar: estimulando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, visando contribuir para a aplicação de ideias criativas. Tudo isso é possível através de processos educacionais adequados, que incentivem atitudes empreendedoras, persistência, independência, comprometimento, autoconfiança, entre outros.

Também é importante focar na capacitação do professor, que é o protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. Por isso, para que uma mudança assim ocorra, é imperativa uma completa remodelação do método de ensino e treinamento dos docentes, para que estes entendam a importância do novo foco e consigam ajudar a construir pessoas empreendedoras.

 

Rui Mesquita